terça-feira, 2 de julho de 2013

Introdução Codorna Chinesa

Sua área de distribuição é o sudeste asiático e Austrália.
Com cerca de 11 a 13 cm. são junto com a Codorna anã africana ( Coturnix adansonii ) as duas menores espécies de codornas e porem das galiformes.
Existe uma diferencia entre os dois sexos ( dimorfismo sexual ) muito marcada, que permite inclusive, em alguns casos reconhecer o sexo das aves desde aproximadamente os vinte e cinco dias de nascidas. O macho é um dos mais coloridos entre as espécies de codornas.
São aves muito dóceis e fáceis de criar, o que as fazem ideais para viveiros onde podem co-habitar com passeriformes, pombas e incluso alguns psitacídeos menores como Agapornis, Calopsitas, etc. ocupando a área do chão elas acostumam fazer um serviço de verdadeiras faxineiras, aproveitando tanto as sementes que as outras aves do viveiro deixam cair assim como dos insetos que entrem no viveiro que passam a ser parte da sua dieta.
Reprodução
A diferencia da maior parte das codornas e perdizes que só criam na primavera, as Codornas chinesas criam praticamente o ano todo. As fêmeas começam a botar aproximadamente com 35 ou 40 dias de idade e se estão alojadas em um viveiro começaram a por os ovos num canto preferencialmente se está protegido pelos lados ou por algum arbusto. A postura normalmente pode contar com 6 a 10 ovos, que são incubados pela fêmea por um período de 16 dias. As crias são muito precoces, já que depois de sair do ovo conseguem caminhar com a mãe e se alimentam sozinhas.

4 comentários:

  1. Minhas codornas chinesas não saem do ovo com 16 dias. Tiro elas com 19 dias mas, elas ficam com os pés fechados e tem muita dificuldade para caminhar. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  2. minhas codornas estao com quarenta dias e nao querem por sera qui e pq precisao de um ninho

    ResponderExcluir