segunda-feira, 29 de julho de 2013

Notícia..

Olá,
Como eu disse na postagem anterior, minhas codornas codornas tinham feito um ninho e posto 7 ovos, tempos depois já se contabilizava 12 ovos no ninho que eu achei que seria chocado por alguma codorna, só que ao invés de chocarem os ovos já presentes, resolveram fazer outro ninho e começaram a botar seus ovos por lá.
Não tive outra escolha, tive que pegar esses 12 ovos e colocá-los pra serem encubados por uma galinha garnizé, pois ainda não possuo chocadeira, mas infelizmente não tive sucesso, dos 12 ovos só sobraram 5, que ainda estão sendo encubados, mas não tenho esperança que nasçam.
Hoje a tarde tive uma surpresa mais animadora : uma de minhas codornas entrou no choco e está nesse segundo ninho que fizeram. Não tirei fotos pois quero que dessa vez tudo ocorra bem, pois quando chego perto elas saem do ninho, mas assim que os filhotes nascerem porto as fotos em primeira mão !

Obs: esse segundo ninho que fizeram é bem diferente do primeiro e foi confeccionado em forma esférica, com o capim muito bem trançado, eu particularmente não sabia que faziam ninho dessa maneira.
Como teste, coloquei a uma semana atrás um unico ovo de codorna chinesa a ser chocado em uma periquita australiana, ela aceitou muito bem, e pela ovoscopia feita hoje dá pra ver que o ovo está fecundado. Na próxima terça esse filhote nasce e eu posto a foto pra vocês.

Até breve ! 

10 comentários:

  1. Boa noite! Tudo blz? eaii já nasceu os filhotes da sua codorna? é que vc falou que ia publicar as fotos assim que os filhotes nascerem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo,
      Infelizmente não tive sucesso nesse nascimento, nasceram apenas 3 filhotes mas mesmo assim não viveram mais que 3 dias.
      Esses que morreram nasceram em chocadeira, uma de minhas codornas começou a chocar, mas após 2 dias abandonou o ninho e perdi mais 10 ovos, e estou com alguns ovos guardados esperando chegar uma mini garnizé que comprei para chocar os ovos, acho que por enquanto é a única alternativa que tenho.

      Excluir
  2. Pow cara, que Pena! eu fiz uma chocadeira caseira e coloquei 10 ovos já nasceram 3 filhotes, estão felizes pra caramba.. uma opção.. tente fazer uma chocadeira caseira de isopor, não gasta quase nada e é eficaz para caramba! cmg deu certo e com certeza com vc tbm dará! BOA SORTE!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá, queria compartilhar com vocês uma grata surpresa que tive hoje. Tenho 3 codornas chinesas, 2 machos e uma fêmea. Estava guardando os ovos mal acondicionados em um pote na cozinha para cozinhá-los. Mas minha galinha garnizé entrou no choco. Resolvi então fazer uma experiência com estes ovinhos, mas não esperava muita coisa devido a forma de acondicionamento dos ovos. No dia 24/08 coloquei a galinha para chocar os 19 ovinhos. Hoje, pesquisando na internete o tempo de incubação dos ovos, descobri que é de 16 a 18 dias, então fui até o viveiro e levantei a galinha. Descobri então que havia nascido 8 codorninhas. Retirei-os dela e coloquei-os na lâmpada, pois eles são muito pequenos e podem ser pisoteados por ela. Vale lembrar que tenho apenas esta galinha e que ela vive em um viveiro sozinha, portanto teve muito sossego para chocar. Ela também é bastante cuidadosa e delicada com os ovos e entra no ninho bem devagar. Fiquei imensamente feliz com tudo isso. Agora é torcer para que os pintinhos cresçam saudáveis e juntar mais ovinhos para tentar novamente este sucesso. Obrigado e boa sorte à vocês. Abraço Reinaldo Mendes.

    ResponderExcluir
  4. Meu casal de codorna chinesa botam e chocam os ovos normalmente. Quando nascem as primeiras codornas a fêmea sai do ninho e o macho entra para terminar de chocar o resto dos ovos. Os dois criam os filhotes juntos sem problemas.

    ResponderExcluir
  5. comprei um casal de codorna chinesas ja tem um mes no petshop, so q ate hoje ela nao botou como faço para saber se é macho ou femea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os machos tem um colarinho no pescoço as férias nao nem TB pode ver pelo órgão si aperte um pouco si sai espuma e mecho

      Excluir
  6. Tenho 5 codornas em um viveiro elas bota os ovos no ninho mas não Choca tive que fazer uma chocadeira de papelão com um termômetro pra controla a temperatura dos 5 ovos q coloquei nasceu 2 vindo um a morrer e graças a Deus o que sobrou está crescendo e trocando de pena graças a minha chocadeira de papelão

    ResponderExcluir
  7. Tenho um casal, a fêmea já pôs 13 ovos e não inicio o choco, será que ela vai por mais ovos?

    ResponderExcluir
  8. Boa noite, tenho um macho e duas fêmeas em cativeiro e colocaram ovos em dois lugares diferentes. Ao todo tenho 14 ovos mas não os vejo a choca los. Será que posso juntar os ovos?

    ResponderExcluir